Estruturas de blockchains possibilitam o surgimento de projetos cada vez mais focados no desenvolvimento em código aberto. É o caso do Aragon (ANT), por exemplo. Essa plataforma foi criada com o intuito de facilitar o desenvolvimento de Organizações Autônomas Descentralizadas (DAO).
Trata-se de um framework desenvolvido, principalmente, para facilitar e tornar mais rápida a implementação de infraestruturas DAO. Esse tipo de organização é caracterizado por proporcionar um modelo integrado de gerenciamento de código aos usuários.
Vale ressaltar que o projeto Aragon conta com o próprio token de governança, o ANT, que pode ser comprado e vendido por investidores de criptomoedas. Quer saber se essa plataforma é uma boa opção para seu planejamento financeiro? Então, continue lendo o texto para conferir mais detalhes sobre ela.
História do projeto Aragon
O projeto Aragon surgiu em 2016, a partir da ideia que os desenvolvedores tiveram de criar uma plataforma para viabilizar DAOs mais eficientes e autossustentáveis. Ele funcionaria a partir da participação coletiva (de maneira descentralizada), a qual seria proporcionada pelas redes blockchains.
Os fundadores foram os espanhóis Luís Cuende e Jorge Izquierdo. Na juventude, eles foram pioneiros na indústria de softwares. Muito do que é proposto pelo projeto Aragon (ANT) veio da visão política dos criadores. Afinal, eles tinham como principal intenção oferecer um sistema democrático eficiente.
Um dos principais valores do Aragon é a transparência. O nome é uma homenagem a uma comunidade autônoma na Espanha, conhecida por permanecer seis anos sem um governo centralizado na década de 1930.
O que Aragon propõe?
Aragon (ANT) prega valores como descentralização, autossuficiência e transparência. Todos esses princípios podem ser consultados no Manifesto Aragon, um documento político, similar a uma constituição, que reúne as principais ideias por trás da plataforma.
Para esses valores serem exercidos de forma prática, Aragon possibilita que os usuários criem Organizações Autônomas Descentralizadas (DAO). Essas infraestruturas são repassadas da Fundação Aragon para o coletivo que utiliza a plataforma de forma descentralizada.
Dessa forma, os usuários podem tomar decisões e participar de outras ações envolvendo a plataforma. As DAOs criadas com Aragon podem surgir nas mais variadas formas, como espaços virtuais no metaverso, protocolos DeFi (finanças descentralizadas) e muito mais.
O que é ANT?
ANT, ou ANT token, é a criptomoeda nativa da plataforma. Ela atua como um token de governança, permitindo que os detentores participem das decisões sobre o futuro do projeto Aragon. Esse tipo de escolha acontece por meio de votações, em que aqueles com mais ANT têm votos com mais peso.
Além disso, serve para alimentar a economia na plataforma. Ela funciona por meio do protocolo ERC-20, da rede Ethereum, compatível com qualquer carteira proveniente dessa rede blockchain. Ela já pode ser vista em bolsas e exchanges populares, como a NovaDAX.
Por que investir em ANT?
Como você deve ter percebido, Aragon é um projeto carregado de promessas, tanto para o setor tecnológico quanto para o financeiro. Assim, talvez, seja válido observar as atividades da plataforma para saber qual é a posição no mercado. Afinal, ela pode ser uma boa opção de investimento.
O maior ponto de atenção diz respeito ao potencial crescimento do projeto no segmento de organizações autônomas. Todas as portas que Aragon abre para infraestruturas DAOs fazem com que ele se destaque, sem contar com a diversificação na carteira e as taxas zero.
Compre e venda ANT agora mesmo com a NovaDAX
Com a ajuda da NovaDAX, é muito mais fácil diversificar sua carteira de criptomoedas. Quer saber mais das oportunidades oferecidas por Aragon (ANT)? Então, não deixe de conferir as soluções da NovaDAX. Aqui, você tem o que é preciso para atingir suas metas financeiras!